Melhores apps GRÁTIS para Podcast (Android / iOS)

Com o lançamento do nosso Podcast 2.1, tenho recebido alguns comentários de pessoal interessado no podcast, mas para quem todo este universo é ainda novo. 

Por isso, decidi fazer aqui um post que espero que vos ajude a entrar connosco no mundo dos podcasts.


1º - O que é um podcast?


A forma mais simples de explicar isto é dizer que os podcasts estão para a rádio como o YouTube está para a televisão. Os utilizadores subscrevem aos seus podcasts favoritos e recebem os novos episódios de forma gratuita nos seus aparelhos para ouvirem quando quiserem (telemóveis, tablets, etc.)

Em suma, o podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no facto de ser disponibilizado na internet, podendo assim ser ouvido a qualquer momento. 



2º - Apps GRÁTIS para Podcasts (Android) 


Google Play Music 


Todos os Androids já trazem uma app que consegue ler e subscrever podcasts, que é a Google Play Music. Todavia, a principal vocação desta app é a música, pelo que é um pouco limitativa em muitas funções. Mas se não quiserem instalar outra app, só para avisar que os telemóveis Android já trazem de fábrica a Google Play Music. 




Player FM 


A Player FM é uma das apps mais populares para Android e, pessoalmente, é a app que eu uso. Tem uma grande livraria de podcasts e tem várias opções de customização para a afinarem da forma que mais vos dá jeito. Já para não falar na widget que se pode colocar no ecrã inicial e que dá montes de jeito! 




Stitcher Radio 


A Stitcher também é extremamente popular para os amantes de podcasts. A versão grátis é limitada, sendo que a versão paga tem mais features, mas a versão grátis é bastante completa. 



3º - Apps GRÁTIS para Podcasts (iOS) 


Apple Podcasts 


A Apple traz uma app específica para podcasts, que é a Apple Podcasts, que é muito boa e vem já instalada em todos os aparelhos da Apple. Portanto, se querem começar já a ouvir podcasts, têm esta ferramenta à disposição. 




Overcast: Podcast Player 


A Overcast é a app mais conhecida para os ouvintes fervorosos de podcasts para iOS. A app é simples, mas bastante poderosa. 




Pod Wrangler 


A Pod Wrangler aposta mais na simplicidade, só temos de dizer à app quais os nossos podcasts favoritos e ela faz o resto. 


Claro que, tanto para Android como para iOS, existem muitas outras apps e opções, umas até mais conhecidas ou melhores do que as que enumero aqui (muitas delas pagas, naturalmente), mas isto é mais para terem um sítio por onde começar.

Partilhem nos comentários quais as vossas apps favoritas.

__________


__________

4º - E para quem não tem smartphones e tablets?? 


Existe também software para podcasts desenhado para o computador e o iTunes é o mais óbvio e aconselhável, tanto para Apple como para Windows



5º - E se eu não quiser instalar nada?! 

O bom do software especializado é que subscreve aos podcasts, agrega-os todos na mesma app e descarrega automaticamente os episódios novos quando estes saem. 

Mas este tipo de software não é essencial, existem outras formas de seguirem os vossos podcasts favoritos. 

Por exemplo, no caso do nosso Podcast 2.1, qualquer pessoa pode ouvir o podcast online quando os novos episódios são publicados. 

E de que forma? Por exemplo, qualquer pessoa pode subscrever ao nosso canal no YouTube onde os episódios também são publicados e onde, sempre que nos é possível, acrescentamos imagem ao som. 

E podem seguir a nossa página no Facebook, onde naturalmente avisamos sempre que sai um episódio novo. 


 E é basicamente isso, espero que esta informação vos seja útil. 

 Até breve!
__________


__________

Sem comentários:

Enviar um comentário