O que me preocupa mais na eleição de Trump...

Tenho o cérebro tão formatado para a escrita de vídeos que às vezes esqueço-me que tenho um site onde posso escrever o que me apetece…

Hoje estava a pensar: 
"Que pena que Donald Trump tenha sido eleito numa terça-feira.
Primeiro, porque como lanço os meus vídeos à terça, assim só poderia falar sobre isso daqui a uma semana, e aí já será muito tarde;
E segundo porque há aquela pequena inconveniência de o mundo como o conhecemos poder acabar… Enfim, pormenores…"

Confesso que o que me preocupa mais nem é Trump. Donald Trump vai ser o típico puppet dos grandes lobbies e interesses económicos. Vai sentar-se a um canto a satisfazer quem manipulou o sistema para o sentar na Sala Oval. Agora vai lentamente devolver o poder aos velhos ricos que, como ele, fumam charutos nas partes mais privadas dos clubes privados e conversam sobre petróleo e carvão.

Os disparates que foi cuspindo ao longo da campanha são alarmantes, mas quero acreditar que muitos deles serviram para ganhar tempo de antena, chocar e capitalizar publicidade gratuita. Serviram basicamente para ganhar as eleições a todo o custo. 

Ele foi eleito presidente às 22h00, às 22h01 já ele se tinha esquecido das promessas que fez ao povo que, entretanto, já lhe tinha dado o que queria: os votos para ter o emprego mais cobiçado do mundo.

Não podemos esquecer que, entre Trump e as medidas descomedidas que foi anunciando, há uma série de entraves, desde o Congresso até à própria Constituição. Não é assim tão simples, ele não chega à Casa Branca e manda ir construir um muro ali no México só porque lhe apetece!

Claro que se pode argumentar que o mesmo se dizia daquele fulano, como é que ele se chamava?... Ah, o Hitler! E deu no que deu, mas vamos acreditar que não… 

E claro que a eleição de Trump vai ter impacto mundial, talvez uma nova Guerra Fria, mas ainda mais gelada? Não sei, só o tempo dirá. Mas, dizia eu, o que me preocupa mais nem é Donald Trump. O que me preocupa mais é saber que existe um número tão elevado de americanos que se reviu no discurso populista, xenófobo e sexista de Donald Trump. 

É saber que, afinal, existia este número tão elevado de pessoas que estava sentada em casa a acenar em concordância com a cabeça sempre que Trump dizia uma barbaridade. 

Trump é como um mau programa de televisão que tem sucesso: apesar de toda a gente falar mal, ele só existe porque as pessoas afinal gostam… e é isso que me preocupa.

__________
__________



Sem comentários:

Enviar um comentário